A psicoterapia fenomenológica-existencial objetiva que a compreensão do paciente ocorra na relação específica e concreta: terapeuta-cliente, isto é, que esteja referida à situação do atendimento, ao encontro terapeuta-cliente e à compreensão daquilo que aparece no existir do cliente; priorizando, assim, o entendimento do paciente a partir dele mesmo e a partir da maneira como ele vive.
A proposição fenomenológica-existencial supõe que a atitude e a atuação terapêutica sejam norteadas pela compreensão do cliente na situação e na relação específica e concreta de cada atendimento. Ao mesmo tempo, esta compreensão do cliente é orientada pelo esclarecimento do existir humano.
Psicoterapia Fenomenológico-Existencial é uma terapia na qual o cliente reflete sobre suas atitudes, sua própria fala, participa ativamente do processo de atendimento, buscando e encontrando maneiras de relacionar-se consigo e com o mundo de forma mais agradável e menos sofrida. Percebe as suas qualidades, seu potencial individual e suas formas de modificar e viver diante desse mundo, valorizando assim sua existência.