Como funciona a psicoterapia de casais?
Trata-se de uma modalidade clínica de atendimento cujo objetivo é promover melhor qualidade de vida para os membros do casal e, consequentemente, na dinâmica conjugal do casal. A Terapia de casal busca contribuir com a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhá-las.
O psicólogo atua como papel de intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo de ambos, que muitas vezes, por encontrarem-se sob efeito de fortes emoções, perdem o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões que não trazem mais benefícios para a relação.
As sessões de terapia de casal ocorrem semanalmente e têm duração entre 50 minutos e uma hora. O formato dos encontros serão combinados de acordo com a necessidade de cada casal.
O que fazer quando seu(sua) parceiro(a) não quer participar da psicoterapia de casal?
Por mais que se queira, não se pode forçar alguém a fazer terapia. A menos que o(a) seu(sua) parceiro(a) diga que não quer fazer terapia porque deseja terminar o relacionamento, a orientação é que um dos parceiros faça a terapia individual. O ponto é o seguinte: se ocorrer mudança em um dos parceiros, mudará a dinâmica do relacionamento e o outro acaba tendo que reagir de alguma maneira.
Portanto, mesmo que você queira fazer terapia e seu(sua) parceiro(a) não, fazer terapia individual ainda pode mudar a situação de seu relacionamento. Quando alguém vai à terapia por iniciativa própria, estará mais receptível a ouvir de forma bastante objetiva os pontos de vista a respeito de seu relacionamento. Pode também ganhar uma nova forma de enxergar o que realmente está acontecendo. Você poderá compreender de maneira mais clara a forma pelo qual os dois – cada um com sua particularidade – está contribuindo para a situação do relacionamento como um todo.